Como prevenir a gordura no fígado?

A esteatose hepática, conhecida também como gordura no fígado, é uma condição que ocorre devido ao aumento de gordura visceral.

Mas por que ocorre isso?

O excesso de ingestão alimentar, principalmente o consumo de carboidratos refinados e alimentos processados gera um aumento na quantidade de glicose no sangue sendo estocada na forma de gordura visceral no organismo. Essa gordura visceral é responsável tanto pelo acúmulo de gordura abdominal como gordura entre as vísceras, como no caso do fígado.

A esteatose hepática leva a um sofrimento do fígado gerando um prejuízo no seu funcionamento e a longo prazo podendo evoluir para uma cirrose.

Certo, entendi! E como faço para reverter essa condição? 🧐

👉Perda de peso e mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida é muito importante para o tratamento efetivo. Recomenda-se também a prática de exercícios físicos regularmente.

Sobre a alimentação👇

⁃ Evite o consumo de farináceos, açúcar e carboidrato refinado: o excesso de glicose no sangue e o aumento da insulina gera um acúmulo de gordura visceral e esteatose hepática.

⁃ Evite alimentos ultraprocessados, esses alimentos contém açúcar adicionado (xarope de milho, açúcar invertido, maltose…) que são ricos em frutose aumentando o risco de esteatose hepática.

⁃ Escolha alimentos que são fonte de gorduras ômega-3 e ômega-9 como peixes (sardinha, salmão, atum, azeite, castanhas) e evite excesso de gorduras saturadas (carne vermelha e frituras)

⁃ Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes (excelentes fontes de vitaminas e minerais);

⁃ Aumente o consumo de fibras no cardápio, pois contribuem para o bom funcionamento do intestino e reduzem os níveis de açúcar no sangue: aveia, farinhas de linhaça, maracujá e banana verde, entre outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 16 =